Prefeitura de SP inclui Meditação, Tai Chi e Ioga no sistema público de Saúde

No Encontro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em São Paulo foi assinada uma portaria que vai fortalecer e ampliar a oferta de práticas integrativas na cidade de São Paulo.

Uma ótima notícia para todos que sabem dos benefícios dos atendimentos com terapias holísticas / integrativas, que tornam os atendimentos mais humanizados e olham o ser humano como um todo, material, espiritual e emocional.

A portaria assinada  prevê a ampliação dos serviços que incluem Meditação, Tai Chi e Ioga.

 Entre as modalidades de práticas integrativas (PICS), são a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Fitoterapia, Acupuntura, práticas corporais e meditativas), Reiki,Homeopatia, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (medicina indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Naturopatia, Shantala, Dança Circular, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária.

 O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido informou que em 2018 foram realizados 220.000 atendimentos em PICS. Na cidade, há 70.930 grupos de práticas corporais e meditativas, foram realizados 70.457 atendimentos com acupuntura, sendo 47.119 com auriculoterapia e 18.999 consultas médicas em homeopatia.

“Sem dúvida, podemos afirmar que as Práticas Integrativas e Complementares são uma nova eficácia de promoção da saúde para todas as faixas etárias, com destaque especial para os mais idosos”, disse.

praticas integrativas reiki em sp

Emílio Telesi Jr., coordenador da área técnica de Práticas Integrativas e complementares em Saúde segura documento assinado pelo secretário

 

O Reiki também pode ser enviado a distância, receba os benefícios do Reiki a partir de onde você estiver, participe de nossa jornada de cura.

reiki gratis 2

 

40 comentários em “Prefeitura de SP inclui Meditação, Tai Chi e Ioga no sistema público de Saúde

      1. Ola boa noite eu também me interesso por esta resposta como fazer o cadastramento
        Seria possível um grupo para nos mantermos informadas.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Em tempo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde já estão disponíveis nas unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo há mais de 20 anos, no ano passado tivemos 71 mil grupos de práticas, com participação de cerca 1 milhão de usurários.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tudo bem mas corrija o texto. É “usuário” que se diz. Usurário é quem pratica usura; empresta a juros e arranca o couro dos inocentes que pedem dinheiro emprestado.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Maravilha! Só corrigindo consultas médicas em homeopatia e acupuntura não são medicina alternativa. Homeopatia e acupuntura já são especialidades medicas reconhecidas no Brasil há muitos anos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Por gentileza, verifique novamente a informação. “Acupuntura e homeopatia são especialidades médicas” TAMBÉM, e, não somente médica.
      Consultas médicas são realizadas por médicos, consulta odontológica com dentista, consultas fisioterapeutica com fisiotetapeuta…até aí, tudo bem. Uma consulta com acupunturista pode ser este um fisioterapeuta ou psicólogo…profissionais de diversas áreas.

      Curtir

    1. Oi Vanda, vou pesquisar e me informar melhor e informo aqui no site, continue acompanhando as informações aqui, em breve farei um grupo no Facebook para compartilharmos informações e nos ajudarmos. Abraços.

      Curtir

      1. gostaria de oferecer minhas aulas de meditaçao conduzida sou mestre e morei em butão na India em mosteiro, e tenho varios grupos em varios estados.
        Paulo Cesar
        mestre meditação

        Curtido por 1 pessoa

      2. Oi Paulo, muito boa a sua experiência, conforme conversamos, estou montando o grupo de whatsapp para que possamos trocar mais informações. Obrigado. Abraços.

        Curtido por 1 pessoa

      1. Boa tarde. Na minha cidade Pindamonhangaba temos o CPIC desde 2006 , temos Homeopatia, Fitoterapia,Reiki, cromoterapia, auriculoterapia, reflexologia,yoga, taí Chi, Roda de conversa sobre Pancs e práticas na cozinha em alimentação saudável, Terapia Comunitária e outros.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Anadete, ainda não tenho os lugares que atende, mas logo teremos mais informações, continue acompanhando as informações aqui no site, em breve teremos um grupo no facebook para compartilharmos informações.

      Curtir

  3. Olá, Clayton Agni, gostaria de saber quando e onde posso fazer inscrição para yôga, meu médico indicou quer fizesse, mas não posso pagar é mto caro, e preciso fazer uma vez por semana, por favor nos informe, pois já procurei em tudo quanto foi órgão público, Prefeitura, Estado, Federal e não encontrei. Obrigada, aguardo retorno.
    Sonia M. Cavalcante- SP. 11/03/2019- 12:46hrs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Sonia, vou pesquisar e me informar melhor e informo aqui no site, continue acompanhando as informações aqui, em breve farei um grupo no Facebook para compartilharmos informações e nos ajudarmos. Abraços.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Olá tudo bem Sou Terapeuta Reikiana E Cromoterapeuta Gostaria Muito De Me Escrever No Programa.
    Como Eu Faço.
    Desde Já Agradeço A Atenção.
    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  5. Desculpem-me a sinceridade: eu acho lindo tudo isso! Mesmo! Mas, uma pergunta: alguém aqui já precisou de algum serviço médico em hospitais públicos, incluindo os geridos pela prefeitura? Respeito as práticas alternativas, mas me parece que a prefeitura está oferecendo a sobremesa antes do almoço. O cidadão, quando tenta agendar uma consulta, dependendo do caso, espera meses para ser atendido; quando consegue atendimento em um hospital, não raro fica jogado nos corredores por falta de leitos; as consultas são no estilo ‘the flash’, o médico mal olha para a cara do paciente, e, nas vezes em que passa pelo médico, sequer tem acesso a medicamentos básicos. Por isso, meu espanto – embora tenha digo a mim mesmo que jamais me espantaria com esse circo que é a política brasileira.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Dirceu, entendo o seu ponto de vista, o atendimento pelo SUS ainda precisa melhorar muito, mas o quanto antes as práticas integrativas iniciarem mais rápido a medicina vai estar em um caminho de humanização, em um caminho que olha o ser humano de forma completa, e isso pode ajudar a melhorar todo o sistema de atendimento. Abraços.

      Curtir

  6. Grande engano reside em alguém que acredita que doença começa no corpo.
    Muito boa esta iniciativa de tratar o ser como ser integral que é. Cuidando da essência curamos a parte. Para isto ha necessidade de suporte. De um auxílio. Corpo e mente conectados. Eu tenho interesse. Quando teremos mais detalhes.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, gostaria de saber quais os caminhos p me inscrever pois já fui a vários Postos de Saúde e ninguém sabe nada a respeito.
    Daí fica difícil né
    Se nós Profissionais não temos acesso? Como a população terá???

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s