Conheça os benefícios da cor verde

cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional . A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”.  Historiadores afirmam que no Antigo Egito a cor – através dos raios solares – já era usada para o benefício do ser humano. Mais tarde, no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe conduziu uma pesquisa exaustiva a respeito das cores, concluindo que elas têm um determinado efeito. Ele concluiu que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante.

Porém as qualidades do verde vão além de um efeito relaxante.

É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório. Está associado ao coração, ao amor e à cura das doenças, esta cor acalma e é símbolo de esperança. O verde traz imunidade e é a primeira cor que a retina humana reconhece.

O verde é a cor média do espectro da luz visível, sendo, portanto, a cor do equilíbrio, da serenidade e da harmonia. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e harmonizador dos órgãos e sistemas. Sua utilização é recomendada para o vestuário de pessoas deprimidas, tristes ou com a imunidade baixa, precisando de cura de doenças físicas, porque a frequencia do verde vai até o quarto chakra e alimenta a glândula timo, que produz o linfócito T e aumenta a sua imunidade.

A cor verde tem a propriedade de ativar a normalização das funções endócrinas, estimulando a glândula pituitária, que é a responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas, por ser de natureza tônica, exerce influência no bom desempenho do coração e circulação do sangue. Reduz a tensão dos vasos sangüíneos e regula a pressão arterial.

É um calmante do sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento.

O pesquisador Theo Gimbel constatou que: “A luz verde pode influenciar as células das criaturas vivas”. Assim, pela capacidade que a cor verde tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também facilita a digestão por ajudar na decomposição dos alimentos.

Como cor predominante da natureza, a cor verde é fundamental no tratamento do estresse, quando causa sensações de bem-estar durante e após contato com imagens harmoniosas de campos, montanhas e vales ricos em vegetação.

Para obtermos a sensação que cada cor transmite é necessário estabelecer um contato óptico com ela. A partir da visualização da cor é que conseguiremos sentir o que ela nos diz. Uma sugestão externa agindo sutilmente em nosso mundo interno.

Isso ocorre porque lentamente vamos entrando em ressonância com a freqüência vibratória daquela cor, adotando uma postura interna adequada ao seu estímulo.

Para obtermos esse necessário contato com as cores, podemos empregá-las na vida prática como na decoração, através de pinturas, iluminação e objetos, colocados numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência. A cor dos ambientes, do vestuário e dos alimentos também pode fazer parte de uma estratégia terapêutica.

E também podemos direcionar uma lâmpada na cor verde para a pessoa ou visualizarmos a cor diretamente no local que está com algum problema de saúde.

 

iImagem verde

Img. Lisa Iris

Anúncios

Sobre Clayton Santos

Terapeuta Reikiano e pesquisador em terapias holísticas há 15 anos. Certificado de Responsabilidade Técnica Holística- CRTH-BR – 1133
Esse post foi publicado em Artigos, Dicas, Terapias holisticas. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Conheça os benefícios da cor verde

  1. Pingback: Benefícios da cor azul | Utanah Terapias Holisticas

  2. Pingback: Benefícios da cor amarela | Utanah Terapias Holisticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s