Sobre os Chacras

O Reiki nos ajuda a reequilibrar o nosso sistema energético como na imagem. No curso abordamos também o sistema de Chacras e a sua influência no corpo físico e nas emoções e esse texto trás boas informações também.
Para aprender Reiki:

https://utanahterapiasholisticas.wordpress.com/curso-de-reiki-nivel-1-online/

Sobre os Chakras

Conheça em detalhes cada um dos seus 7 principais chacras e o que eles representam na sua vida.

Chacra da Coroa ou Sétimo Chacra
Nome em Sânscrito: SAHASRARA

(O Lótus das mil pétalas)

Cor: Violeta

Vórtices ou Pétalas: 1000

Elemento: Não tem

Nota Musical: Si

Correlação Física: Ligado á Glandula Pineal

Chacra conhecido como o Chacra das Mil Pétalas, pode também ser representado pela flor de Lótus. Situado no topo da cabeça, é o chacra da conexão com o Universo, da nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chacra da alma e da nossa conexão mais pura pois através dele, recebemos a luz divina.

Neste importante centro começamos a canalizar a energia Reiki. É o canal que nos conecta ao divino nos momentos de meditação e ampliação de consciência. Também ligado às experiências de clarividência, mediunidade e telepatia.

É o responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando há bloqueio nesta importante via de luz e energia, poderá acarretar em doenças nervosas, pertubações mentais, crises espirituais e até perda da nossa fé. Uma visão materialista da existência também indica uma disfunção no chacra coronário.

Bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência, e permite uma visão global do universo. É o chacra da espiritualidade.

Fatores Regulados pelo Chacra Frontal:

Percepção além do tempo e espaço
Consciência Superior
Capacidade espiritual
Totalidade
Percepção

Conceitos Mentais

Chacra Frontal ou Sexto Chacra
Características do Chacra

Nome em Sânscrito: AJÑA

(O Centro de comando)

Cor: Azul Índigo

Vórtices: 96

Elemento: Não tem

Som: Om

Nota Musical: Lá

Correlação Física: Glandula Pituitária (Hipófise)

O Chacra Frontal também é conhecido como o chacra do Terceiro Olho. Está intimamente ligado à nossa intuição, também chamada de visão interior. Ele está localizado no meio da testa, logo acima do nível dos olhos. Sua cor é o azul índigo. Seu som (mantra) é o Om, provavelmente um dos mantras mais conhecidos por ser utilizado não só no Reiki como também na Yoga, aparecendo e sendo vocalizado em diversas músicas e meditações.

Desequilibrado, pode levar ao vício de drogas ou álcool, além de comportamentos de fanatismo. Também pode gerar uma fragilidade mental ou emocional, resultando em instabilidade na vida e falta de opiniões definidas.

O Chacra Frontal equilibrado aguça nossos sentidos e nos permite notar e acreditar em nossa intuição, tornando-a uma guia poderosa para a vida. Nos sentimos mais conectados e mais seguros. Um sentido de liderança natural, que não é sustentado pelo orgulho, mas por uma certeza maior, inata e interna. Conseguimos entender nosso papel na sociedade e no trabalho de forma a aproveitá-lo ao máximo.

Também é o chacra relacionado com as artes, a imaginação e a criatividade.

Fatores Regulados pelo Chacra Frontal:

Intuição
Imaginação
Devoção
Sabedoria
Percepção
Vidência
Conceitos Mentais
Liderança

Chacra Laríngeo
Características do Chacra

Nome em Sânscrito: VISHUDDA

(“O purificador”)

Cor: Azul Claro

Vórtices: 16

Elemento: Éter

Som: Ham

Nota Musical: Sol

Correlação Física: Ligado à Tireoide

O Chacra Laríngeo está situado na região da garganta e sua cor é azul claro. É considerado o chacra da comunicação e também traz criatividade. Distúrbios neste chacra podem gerar medo da desaprovação e de fracasso na vida social, resultando muitas vezes em agressividade em relação aos outros. Também influi em nossa capacidade de comunicação, podendo afetar a própria fala. Equilibrado, o chacra laríngeo traz verdade e clareza ao ouvir e ao falar, com uma comunicação construtiva, que visa o entendimento e o crescimento. É um portão de entrada para uma conexão mais profunda com uma consciência espiritual mais elevada.

Fatores Regulados pelo Chacra Laríngeo:

Comunicação
Criatividade
Conhecimento
Honestidade
Integração
Lealdade
Paz

Chacra Cardíaco
Características do Chacra

Nome em Sânscrito: ANAHATA

(Invicto ou Inviolado)

Cor: Verde

Vórtices: 12

Elemento: Ar

Som: Yam

Nota Musical: Fá

Correlação Física: Ligado à glândula Timo

É o chacra do Coração. O chacra Cardíaco é fundamental para nosso sistema de equilíbrio e rege os pulmões e o coração. É o chacra responsável pelos sentimentos de amor puro, assim como sentimentos de gratidão e generosidade. O sentimento de amor representado neste chacra não é limitado ao amor entre dois parceiros e sim um sentimento mais amplo, que abrange o amor ao ser humano e à vida. Bloqueado pode gerar sentimentos de egoísmo e ressentimentos.

Sua relação com o elemento ar é muito representativa da sua função em nosso equilíbrio. Se estamos ansiosos ou sofremos uma perda emocional é comum a sensação de falta de ar, assim como o gesto de colocar as mãos no coração, em busca de alento. Da mesma forma, o chacra cardíaco equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto.

Também é o chacra responsável pela ligação entre os 03 chacras inferiores e os 03 chacras superiores, tendo a importante função de ser uma ponte entre os chacras mais elevados ou espirituais e os chacras da Terra.

Fatores Regulados pelo Chacra Cardíaco:

Amor Incondicional
Capacidade de Perdoar
Altruísmo
Compaixão
Confiança
Esperança

Chacra do Plexo Solar
Características do Chacra

Nome em Sânscrito: MANIPURA

(Cidade das Jóias)

Cor: Amarelo

Vórtices: 10

Elemento: Fogo

Som: Ram

Nota Musical: Mi

Correlação Física: Ligado aos Pâncreas

O chacra do Plexo Solar é um chacra poderoso pois é o chacra da auto-expressão. É um chacra muito relacionado ao nosso ego e à nossa personalidade. Ele representa a nossa relação com a vontade e o poder e é reconhecido como o centro destes dois fatores. A falta de equilíbrio é gerada quando estes fatores ganham uma importância exacerbada em detrimento de outros valores, como o amor e a doação, por exemplo. É o chacra regulador das nossas vontades de saber, aprender e comunicar. Desequilíbrios neste chacra podem gerar sentimentos de inferioridade, posse, ambição desmedida, inveja e ansiedade. Já o chacra equilibrado promove uma forte auto confiança que independe do exterior.

Fatores Regulados pelo Chacra do Plexo Solar:

Auto controle
Autoridade
Auto Aceitação
Energia
Humor
Poder pessoal
Transformação

Chacra Umbilical
Características do Chacra

Nome em Sânscrito: SWADHISTANA

(“Morada do Prazer”)

Cor: Laranja

Vórtices: 06

Elemento: Água

Som: Vam

Nota Musical: Ré

Correlação Física: Ligado às Gônadas

O chacra umbilical localiza-se na região do umbigo, sendo aberto para frente e também possui um vórtice posterior. Sua cor é laranja. É um chacra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Relaciona-se também com a qualidade do amor ao sexo oposto que a pessoa é capaz de sentir. Se não estiver aberto pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais prazerosa. É o chacra da reprodução.

Fatores Regulados pelo Chacra Umbilical:

Qualidade de amor ao sexo oposto
Gosto pelas coisas belas, pela arte
Abertura para Coisas Novas
Relações afetivas, amorosas e sexuais
Reprodução

Chacra Básico
Características do Chacra

Nome em Sânscrito:

MULADHARA (“Base e Fundamento”)

Cor: Vermelho

Vórtices: 04

Elemento: Terra

Som: Lam

Nota Musical: Dó

Correlação Física: Glândulas Supra-Renais

O chacra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Este chacra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Quanto mais aberto e vitalizado o chacra básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este é chacra geralmente associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, à nossa independência em relação a outras pessoas, sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais.

Fatores Regulados pelo Chacra Básico:

Sobrevivência
Auto Estima
Evolução da Identidade
Realização
Autonomia

Anúncios

Sobre Clayton Santos

Terapeuta Reikiano e pesquisador em terapias holísticas há 15 anos. Certificado de Responsabilidade Técnica Holística- CRTH-BR – 1133
Esse post foi publicado em Artigos, Dicas, Reiki, Terapias holisticas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s